PA?O MUNICIPAL DE HORTOLANDIA




Fruto de concurso vencido em 2006, o projeto partiu da avenida projetada como o elemento urbano que romperá a barreira da ferrovia e do Ribeirão Jacuba desde o Centro da cidade em direção ao futuro Paço Municipal. Quando concluída, fará do Paço e seu entorno uma área de natural expansão do centro, ao invés de funcionar em competição com ele. É de se imaginar, inclusive, que com o plano da Prefeitura de transformação das margens do Jacuba em parque, o centro, a avenida, o parque e o paço formarão uma nova unidade capaz de transformar completamente a atual configuração urbana, trazendo a área para um novo patamar de atividade. É a partir desta avenida, e da conseqüente ligação com o centro da cidade, que o projeto foi organizado.
O partido proposto é direto: o secretariado é todo alinhado junto à avenida projetada, formando um plano organizador ao conjunto, procurando dar continuidade ao eixo de serviços da Av. Projetada e funcionando como proteção dos ventos dominantes e do barulho da futura avenida; seu térreo, livre, conforma um generoso preâmbulo à praça. Esta, dividida em dois planos de níveis distintos, recebe a função cívica e os edifícios institucionais na sua cota mais elevada e as funções culturais na cota mais baixa, formando, nesta última, um agradável espaço protegido com arborização média, adequado a exposições abertas, leitura, pequenas apresentações. 

Concurso:
Beatriz Nachtergaele, Baldomero Navarro, André Yoshimoto
Modelo eletrônico: Cesar Benevento Jr

Projeto Executivo Secretriado, Forum e Gabinete do Prefeito
Equipe: Baldomero Navarro, Beatriz Nachtergaele, Caroline Kechichian, Fausto Natsui, Pedro Rossetto, Thiago Natal Duarte e João Daolio.
Cálculo Estrutural de concreto e estrutura metálica: Praxis -Eng. Marcos Carvalho, Eng. Carlos Alberto Raiza- estruturas metálicas e coordenação, Eng. Vivian Guersoni - lajes nervuradas.
Protensão e pré-fabricação:  Eng. Vicente De Stefano.
Paisagismo: Patrícia Santana, César Benevento Jr., Cristiana Martinez de Lima, Karen Baldim Pelaes ( bióloga).
Luminotécnica: Arq. Cláudio Furtado.
Orçamento: Planorc - Eng. Alexandre Gomes



vista geral sulgabinete do prefeito e secretariadogabinete do prefeito e conexão com secretariadopraça baixagabinete do prefeito a partir da praça cívicavista geral a partir da praça cívicaimplantação