Localizado em Curitiba, uma cidade renomada por sua qualidade urbana, este projeto se destaca em um bairro repleto de casas isoladas, jardins amplos e ruas arborizadas.
A incorporadora dona do terreno propôs um concurso de âmbito nacional para selecionar a solução arquitetônica e a proposta do NNArq foi escolhida vencedora.
Dado que o terreno está situado em uma esquina em um bairro pitoresco e arborizado, a solução escolhida buscou abrir todas as unidades para as ruas. Dessa forma, o bairro se integra à vida privada das unidades, e, inversamente, as diferentes situações de cada unidade animam a paisagem urbana, enriquecendo-a com diversidade.
As 52 unidades, variando de 1, 2 e 3 dormitórios, possuem uma organização dos programas privativos disposta em faixas paralelas às ruas (varanda, espaços de permanência prolongada e espaços de permanência breve), proporcionando considerável flexibilidade interna. Devido à não ortogonalidade da esquina, as unidades têm pequenas variações de planta e adaptações à solicitação da incorporadora, resultando também em algumas variações volumétricas na fachada voltada para a Rua Pará.
Quanto às áreas comuns, o pavimento da garagem é parcialmente escavado, criando um jardim interior que oferece uma sensação de espaço luminoso e aberto. No térreo, o acesso aos elevadores conta com uma pequena biblioteca focada em urbanismo e arquitetura, e também abriga um coworking, estrategicamente posicionado no cruzamento das vias, integrando, assim, atividades de trabalho à vida cotidiana do bairro e facilitando o acesso de colaboradores e visitantes.
No topo do edifício encontram-se as áreas de lazer de uso comum, incluindo um amplo salão de lazer para eventos e encontros, espaço de recreação infantil, lavanderia de uso comum e, aproveitando as vistas do centro da cidade e do pôr do sol, uma praça elevada com jardim.
ano de conclusão: 2023
local: Curitiba, PR
área construída = 5400m²
Programa: 52 unidades habitacionais