PROJETOS SOBRE NÓS CONTATO
SENAC SALVADOR
INSTITUCIONAL    PRÉDIOS   
EDIFICAÇÃO E PAISAGEM -Topografia urbana e os níveis da cidade 
A topografia ocupada e a forma como a cidade de Salvador se constrói, desde a suafundação, possui aspectos bastante particulares. Isto se revela principalmente na forma peculiar de se transpor barreiras geográficas e no caso específico desta cidade, a distância entre a cidade alta e cidade baixa ora vencida por máquinas como elevadores e funiculares e também por ladeiras, escadarias e praças que surgem em diferentes níveis deste percurso. Esta ocupação revela uma estratégia muito típica e consagrada, característica de Salvador, e pouco explorada nas áreas mais modernas da cidade.

O terreno que receberá o SENAC possui contato direto com uma via arterial de circulação metropolitana e ampla oferta de mobilidade e transporte coletivo. Porém, ao mesmo tempo, esta avenida cria uma situação de passagem sem uma conexão adequada com o seu entorno imediato e possui em grande parte do seu trajeto, agências de veículos, galpões, supermercados e estacionamentos de edifícios residenciais construídos de uma forma que não qualifica o espaço urbano nem cria uma urbanidade amigável ao pedestre.

Desta forma, o projeto proposto usa elementos desta urbanidade histórica para construção em uma área contemporânea da cidade, de forma atualizada e integrada ao programa da escola, através da contraposição de um edificio lâmina encostado a um conjunto de lajes escalonadas, cobertas com vegetação, que reformulam a topografia acidentada e recriam esta urbanidade típica e consagrada de Salvador.



Área Terreno: 3073,75m²
Área Construída: 8874,29m²
Arquitetura: João Paulo Daolio e Baldomero Navarro
Colaboradores: Giovanni Feitosa, Kawani Nishimura, Vitor Berge Sato
Paisagismo: Panorama Paisagismo – Patricia Santana